Precisa estar com os cabelos impecáveis mas não tem muito tempo? Fique tranquila! Preparamos 6 dicas de como cuidar do cabelo em casa de forma simples e com resultados surpreendentes.

O cabelo é um toque especial na composição da beleza da mulher. Basta olhar para os comerciais de TV ou fotos nas redes sociais para ver como as mulheres exploram os fios para causar uma impressão impactante.

No entanto, não basta um bom corte ou penteado elaborado. Para chamar a atenção, é preciso estar com os cabelos bem tratados, irradiando brilho e saúde.

Reunimos 6 dicas de cuidados simples para você ter um cabelo de causar inveja. Confira:

1. Capriche na alimentação

Por mais clichê que pareça, essa orientação é de extrema importância para ter um cabelo saudável em toda a sua extensão. É engano pensar que os fios, por estarem “fora do corpo”, só precisam de cuidados externos. A raiz dos cabelos é responsável por nutri-los e distribuir os nutrientes que ela capta do sangue.

Dê atenção aos alimentos corretos, que dão força para os seus cabelos suportarem os demais tratamentos, sem prejuízos ou fraqueza.

Assim, deve-se consumir muitas frutas, verduras e legumes diferenciados. Além disso, é interessante evitar alimentos gordurosos, embutidos e enlatados. Uma alimentação natural e colorida irá deixar seus cabelos radiantes!

2. Lave e enxágue corretamente

O processo de lavagem dos cabelos, por mais simples e intuitivo que seja, precisa de atenção especial.

Há erros cometidos debaixo do chuveiro que podem prejudicar os fios, trazendo malefícios para a raiz e o couro cabeludo. Preste atenção no processo correto e abandone os maus hábitos. Siga as orientações abaixo:

Evite lavar os cabelos todos os dias

Lavar os cabelos todos os dias gera uma oleosidade excessiva que pesa os fios. Assim, lavar os fios em dias alternados é a indicação correta para a maioria dos casos. Se você tem um cabelo excessivamente oleoso que realmente necessita de limpeza diária, use alternativas à lavagem, como um shampoo seco, por exemplo.

Faça uma análise capilar com seu cabeleireiro e converse com ele sobre a melhor rotina de lavagem a ser adotada. Jamais deixe de lavar os fios, pois o acúmulo de produtos e outros resíduos, como a poluição, podem entupir os poros e bloquear a passagem dos nutrientes.

Use água em temperatura fria ou morna

O ideal é que a temperatura esteja, no máximo, a 25°, para evitar que os fios fiquem obstruídos e bloqueiem a passagem de oleosidade da raiz ao comprimento, deixando os cabelos secos, opacos e sem vida.

Essa temperatura é indicada para todos os estágios, que incluem a lavagem, a hidratação e o condicionamento, quando for o caso. Para ter resultados melhores, o ideal é que o último jato seja com água fria.

Seque os fios sempre

Secar os fios é um passo importante, principalmente se você tem o hábito de lavá-los antes de dormir. Deixar os cabelos molhados contribui para o seu enfraquecimento e quebra, além de deixar o couro cabeludo mais propício a caspas, fungos e bactérias.

Utilize um secador como auxiliar nesse momento e, na ausência dele, sempre que possível, use um tecido de algodão — que pode ser uma camiseta limpa — em alternativa à toalha, para evitar o atrito que causa o ressecamento e quebra dos fios.

3. Evite os produtos genéricos

Compartilhar os produtos com todos da família é muito prático, não é? Mas, a menos que todos tenham o mesmo tipo de cabelo e necessidades, usar um produto que não foi desenvolvido para o seu fio só trará prejuízos, muitas vezes irreversíveis.

Se você tiver espaço, deixe os produtos sempre à mostra no banheiro, facilitando seu uso. Mas se você precisar disputar o espaço com alguém, transfira-os para embalagens menores. Elas são práticas e úteis nessas horas.

4. Corte as pontas frequentemente

A ponta do fio é a parte que mais sofre. Ela se resseca facilmente e isso pode gerar pontas duplas que deixam os fios com a aparência rebelde.

Além do uso dos produtos corretos, a tesoura pode ser uma grande aliada. Cortar as pontas a cada 1 ou 2 meses — a depender do tamanho do cabelo — elimina o volume causado pelas pontas ressecadas e duplas e contribui para um visual renovado.

Nesse contexto, vale esclarecer um mito sobre o corte. Ele não acelera ou provoca o crescimento dos fios. O responsável pelo crescimento é o bulbo capilar, assim, ele depende da genética e metabolismo, não da tesoura.

5. Hidrate sempre

Por mais que você mantenha uma dieta equilibrada e favorável à saúde dos cabelos, eles ainda precisarão ser hidratados com frequência.

Fatores externos como sol, poeira, uso de secador e chapinha reduzem a umidade natural dos fios, o que provoca o ressecamento deles.

Para resolver essa carência, as hidratações são essenciais. Elas repõem a queratina e nutrientes perdidos, além de reduzir o volume e deixar os cabelos macios. Use um produto conforme o seu tipo de cabelo e necessidade. O ideal é que você hidrate de 1 a 2 vezes por semana, conforme o seu cabeleireiro indicar.

A dica é realizar a hidratação antes do condicionamento. Após o shampoo, aplique a máscara e aguarde o tempo de pausa. Só após retirá-la o condicionador deve ser aplicado, para fechar as cutículas corretamente.

6. Reduza o uso de secador e chapinha

Não podemos negar que o secador e a chapinha são práticos e ás vezes salvam o nosso dia a dia, cada vez mais corrido. No entanto, esses acessórios agridem a estrutura capilar para modelar o cabelo conforme nosso gosto e a longo prazo produzem quebras e enfraquecimento.

Não é necessário eliminá-los da sua rotina. No mercado, existem diversos produtos que minimizam os efeitos causados pelo calor aos cabelos, como os antitérmicos.

Se você não se sente segura para sair com os cabelos presos sem escova, pode usar outros recursos, como um penteado ou acessórios. Afinal, reduzir essa exposição trará mais benefícios para os seus cabelos.

Visite um salão frequentemente, mas sempre busque informações sobre como cuidar do cabelo em casa. É muito importante ter hábitos saudáveis e ficar atenta aos procedimentos corretos no dia a dia, que é onde cometemos mais erros.

Estamos curiosos! Como é a sua rotina de cuidados com os cabelos em casa? Conte para nós, nos comentários, o que você faz para deixá-los ainda mais lindos!